Filarmônica de Almino Afonso - Fase 2

Depois de cinco meses de existência e de atividades práticas em prol da formação do repertório, na Filarmônica de Almino Afonso começaram a se formar grupos de câmara que também servirão como chave para o fortalecimento técnico dos componentes. A iniciativa partiu de um quarteto de trompetes, com a finalidade de elevar o nível técnico dos componentes do grupo, o resultado foi de imediato quanto à resposta do desempenho performático dos envolvidos.


Seguido de ensaios de naipes, a banda pôde melhorar significativamente a afinação geral dos instrumentos, obvio que isso depende de muito tempo e disciplina tanto dos músicos como do regente. Quanto ao material trabalhado, será o repertório do nível “1”, para banda, desenvolvido na escola. Assim, permitindo o aperfeiçoamento antes não possível no início da formação, onde os alunos estavam conhecendo o instrumento, assim como suas digitações ou escalas. Nesta fase começaram as aulas de percepção musical e teoria rítmica, nível elementar, com síncopes, quiálteras e contra tempos. Também com esses cuidados a perspectiva é de poder nivelar a banda, já que nesse curto espaço de tempo alguns estudantes se destacaram em relação ao seu desenvolvimento musical.

É importante neste momento inspirar os alunos ainda mais ao contato com materiais áudios-visuais, tais como: CD´s e DVD´s de seus instrumentos, tipo CD ou DVD de Clarinetes, de Sax, de Trompete etc, além de gravações de possíveis interpretes vocais do repertório em foco.

Continua...
(Canindé Sena)

Almino Afonso-RN, 20/10/2010.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

maninha leite disse...

olá pessoal, estamos na contagem regressiva para o grande passo que a filarmonica de almino afonso fará em prol da juventude alminoafosense, um grande evento esta aproximando-se e mudará as vidas de muitos jovens que estão empenhados neste projeto,graças a eles a expiração de mudanças em nosso municipio, vou só adiantar um pouco, BANCO DO NORDESTE E FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO estão como parceiro nesse grande projeto, curiosos aguardem !!!!!!!!!!

Anônimo disse...

quero deixar meu agradecimento aos professores de musica( caninde e aglailson) que estão empenhados em ajudar os jovens de minha cidade, fiquei feliz ao saber que ja formaram nova turma de jovens no bairro francisco godeiro carlos, em breve estaremos no bairro da estação , nosso objetivo é levar o prazer da musica para todos os cantos da cidade.

Postar um comentário